Julgava eu que vivia num Estado laico. Julgava eu que em Portugal havia liberdade de credo - e de descredo-,ainda que, entre os que crêem, a maior tendência fosse o cristianismo.,
Julgava eu que um certo tipo de perseguição já só se observava em alguns recantos dominados por um fundamentalismo muçulmano.
Afinal, não...
O coiso aquele do Deputado Mário David diz que Saramago critica cristãos, critica judeus, logo, é muçulmano.
Mas que ignorância a sua - ou será apenas MÁ FÉ???!!!
Para já, Saramago é ateu confesso - e nunca vi muçulmano que se fizesse passar por ateu (Só judeus a terem de se fingir católicos).
Para já, para já, Senhor Deputado, há muito mais religiões do que essas. Se Saramago fosse criticar todas, precisava de 7 vidas e 7 fôlegos, como o gato.
Para já, para já, para já e agora vamos à parte mais GRAVE:
.- E SE FOSSE???!!! Se Saramago fosse muçulmano, qual era o problema???!!!!!!!!!
Não vê que está a ofender os muçulmanos que vivem e/ou têm nacionalidade Portuguesa?
Outra pergunta que me ocorre: Porque deveria Saramago prescindir da nacionalidade portuguesa? Acaso quer expatriar todos os não católicos???!!!
ISTO NÃO ESTÁ A ACONTECER, DIGAM-ME QUE NÃO ESTÁ!
(Eu, que não suporto a arrogância de Saramago, a defender a sua causa contra a de gente muito, muitíssimo pior... Mas é que estou mesmo fula!)
João Paulo Esteves da Silva, No Outro Mundo, ed. Averno, 2024
-
De João Paulo Esteves da Silva, tudo o que nos chega não é do outro mundo,
é mesmo deste e é sempre surpresa. Pois só deste mundo nos podem chegar
surpr...
Há 3 semanas
Está a acontecer, está. Como já esteve no tempo glorioso do cavaquismo, que não deixaram (não mandaram, esqueceram-se) o livro para concurso, que não quiseram a escola com o seu nome, etc..
ResponderExcluirNão acho o Saramago arrogante. Acho-o um «coração livre». Vide questões com o PCP, vide pareceres sobre a Ibéria, vide comentários ao Berlusconi - com um livro a ser editado numa das editoras do Berlusconi, etc. E nisso admiro-o. Podia muito bem estar de pantufas gozando a fama e tirando proveito, aceitando vénias e gozando o prato. Mas o tipo fala, imaginem! E tem a ousadia de dizer o que pensa! Ele também zurziu no corão - mas o peso da tradição judaico-cristã abafou o resto. Já vai no pedido que lhe seja retirada a cidadania! Eu cá gosto deste Saramago! Precisamos de mais velhos destes, como o Saramago e o Manoel de Oliveira - toca a zurzir as cabeças! rsrsrsrsrs
Deste Saramago, também gosto.
ResponderExcluirFaz-nos falta.
O palhaço do Secretário de estado da altura do prémio (não me lembro do nome mas mesmo que me lembrasse não perderia tempo a escrevê-lo) assumiu que não quis propor o Saramago para o prémio!!!
Ok, posso ter-me exprimido mal; em vez de dizer que não suporto a arrogância do Saramago, podia ter dito que o acho arrogante e que isso me desagrada - ficava salvaguardada a subjectividade. Mas que o acho, acho. Ou achava, que me parece que depois de ter estado gravemente doente mudou um pouco. Ou então eu tornei-me mais consdescendente.
O que me apetecia era pôr a circular um abaixo-assinado para retirar a nacionalidade portuguesa ao fascista fundamentalista de perfil inquisitorial do deputado europeu que sugeriu que saramago prescindisse da «portuguesidade».
Deste lembro-me do nome mas não estou para perder tempo a escrevê-lo outra vez.
é isso mesmo!Eu até sinto vergonha de partilhar com Mario David , um ilustre desconhecido,(pelo menos até as suas declarações inquisitoriais)a nacionalidade deste jardim a beira mar plantado.E já que falo em Jardim mandava o Mario para ao pé do Alberto João , homen tolerante e de muita fé(zes) com quem o tal deputado se confundiria. BJOS para a tia
ResponderExcluirUf!,
ResponderExcluirEu assinaria.
O palhaço chama-se Sousa Lara, e já voltou a botar faladura... É bom não esquecer estes nomes.
O resto, para além do que ficou dito, são coisas do coiso... coitado dele. Coitados dos coisos...
O Saramago não tem papas na língua, e faz muito bem. A idade também lhe dá essa característica.
... passei por aqui para ver como era. O blogue, evidentemente. Fiquei com umas luzes mas não me posso demorar porque estou a fazer a lista de compras para amanhã no Jumbo cá do sítio.
ResponderExcluirA vida caseira ocupa-me tanto do meu tempo, que eu nem sabia que o Saramago agora se dedicava à crítica literária dos livros da colecção "Vampiro"! Assassínios fraticidas, homicídios conjugais e outros crimes tais! Esse da Bíblia deve ser de pôr os cabelos em pé ao leitor mais desprevenido...
legível, obrigada pela visita. o blogue não é, vai sendo... depende do que me dá na telha :-)
ResponderExcluir