este blog acaba aqui


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

a nova sinistra (em construção)

Os responsáveis pelo Plano Nacional de Leitura seleccionam «criteriosamente» [ironia] obras para crianças e jovens. As eleitas recebem o dístico que se pode ver na capa abaixo digitalizada.
É uma excelente intenção - daquelas que encheriam o inferno, se ele existisse. Assim, o que faz é tornar num inferno a minha vida... Por razões profissionais, farto-me de gastar dinheiro em livros que não prestam - para que certas outras pessoas não o gastem. Mas mais grave do que o dinheiro que os pais gastam (o livro de que aqui deixo algumas passagens custou-me €12,90), mais grave, dizia eu, são as «desaprendizagens» que veiculam.
Este, na minha opinião, tem ilustraçao medíocre. Não entendo o que pretenderam com as «adaptações» dos textos - a linguagem não é literária e retiraram o carácter simbólico bem como outras marcas importantes neste género. A pontuação é caótica e tem erros de sintaxe ( esta parte já não é subjectiva).
A responsável pelo Plano Nacional de Leitura era a Mestre Isabel Alçada...
Faça-me um favor: clique sobre a imagem ao lado, para ler melhor, atente no último parágrafo e ajude-me a perceber:
1. A que nome está associado o atributo «ilustradas»?
2. Qual o antecedente do «que»?
3. Qual o nome que está a ser representado pelo pronome «os»?
4. Qual o sujeito de «transportam»?

Quanto ao conteúdo dos parágrafos iniciais... dá pano para mangas - ó, se dá!!!











































A avaliar pelo critério de selecção do PNL, de que a senhora era a responsável máxima, é fácil imaginar o que aí vem... Isto para quem a não conheça de danças mais antigas...
Se se considera uma pessoa optimista e alimenta esperanças de que esta ministra seja melhor, não leia isto. nem isto.
De qualquer forma, como não têm maioria absoluta... talvez não seja assim tão mau, o que se segue....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO de última hora

AVISO de última hora

Minha lista de blogs

passadas

visitas